sexta-feira, 6 de maio de 2011

Minha querida São Borja


Casa onde viveu Getulio Vargas - hoje Museu

Igreja São Francisco de Borja

Ponte Internacional, ligando São Borja - Brasil e
Santo Tomé - Argentina

Estação férrea

Rio Uruguai

Cais do porto

"Por mais terras que eu percorra,
não permita Deus que eu morra
sem que volte para lá."
Guilherme de Almeida

***

Minha querida São Borja

Faço minhas as palavras
daquele poeta importante
para sintetizar num instante
um desejo reprimido,
sem que se perca o sentido
de um nativo do pago
com gosto de mate amargo,
aroma de laranjeira em flor,
para rever com amor
o luar no espelho dum lago.

São Borja, minha cidade,
meu encanto de guri.
Desde que saí daí,
vivo campeando querência
e já trago na existência
uma saudade brasina,
espinhos de sina-sina,
verde frescor de avenca,
vôo de asa-branca,
sortimento de cantina.

Meu Segundo Regimento,
meu quartel idolatrado,
ali onde fui soldado,
ordem unida, rondas e prontidão,
baioneta, mosquetão,
velhas armas de guerra
no campo onde o touro berra
com retardadas visões,
lá num canto da Missões
toda uma história encerra.

Das andanças noturnas,
nas ruas e avenidas da cidade.
Comercial, Fraternidade,
Esperança, União, Recreativo
Clubes de conceito afirmativo.
Fronteira do Sul, Rádio querida,
passei ali um pouco da vida
que me "gusta" relembrar
para poder homenagear
essa terra prometida.

Na margem esquerda do rio Uruguai,
São Borja nasceu guerreira,
acolhedora e altaneira.
Um dos Sete Povos da Missões
dos índios que guardavam reduções,
de filhos que honraram o seu chão
e que hoje cultuamos com emoção.
Da Maria do Carmo, do Tareco, do Canário.
Mudinho e Mudinha viveram seu calvário.
E o João das balas bondoso e brincalhão.

Do Internacional e do Cruzeiro.
De Getúlio Vargas e João Goulart,
Presidentes que governaram com arte
e sabedoria este Brasil,
cheios de gloria e amor varonil.
Dos bairros, Tiro, Passo e Resbalo.
Lembrando tudo me calo
nesta volteada corrida
para seguir pela vida
a pé se não tenho cavalo.

Porto Alegre, 25/04/2011

Ivo Leão da Rocha

Rio Uruguai


Rio Uruguai



Nenhum comentário:

Postar um comentário