quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ENSIMESMADO

Eu me chamo Ivo Leão da Rocha,
cuera criado à bicho,
atazanado por cambicho,
Já faz tempo, é bem verdade.
Vivendo por caridade,
ansiando encontrar um dia
um rancho pra moradia
e china para servir de rumo
que me faça encontrar o prumo
e acabar essa taquicardia.

"La vez que quise ser bueno
en la cara se me rieron,
cuando grité una injusticia
la fuerza me hizo callar;
la esperanza fue mi amante,
el desengaño mi amigo...
Cada carta tiene contra
y cada contra se da."

Como é cruel o destino
de um pobre vivente,
louco para ser gente,
na busca de uma alforria
que possa dar garantia
e um pouquinho mais de valor,
e assim sentir o calor
do sol que nasce pra todos
e o canto dos rapsodos
neste universo de flor.

"Hoy no creo ni en mí mismo,
todo es truco, todo es falso,
y aquel, el que está más alto
es igual a los demás...
Por eso no ha de extrañarte
si alguna noche borracho,
me vieras pasar del brazo
con quien no debo pasar."

Quem dera também agora,
já marcado pelos anos,
só colhendo desenganos
nesta cantiga perdida,
encontrar uma guarida
no canto de um passarinho
e, adormecendo no ninho,
só acordar de madrugada
nos braços da namorada,
infestado de carinho.

 Ficam aqui estes versos,
acolherados à toa,
e, embora ainda me doa
no lado esquerdo do peito,
hei de encontrar um jeito
para minh'alma salvar,
e assim poder estar
como urutau na tronqueira
num brete ou numa porteira
ensimesmado a cantar.

Porto Alegre, 31/08/2010

Ivo Leão da Rocha
e versos em Espanhol
de Froilan Francisco Gorrindo



                       URUTAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário