sábado, 11 de junho de 2011

PALA DE SEDA


Apparício da Silva Rillo


Meu velho pala de seda
Com meio palmo de franja!
Contrabandeado da estranja
Para enfeitar meu assombro.
Quando  te atiro nos ombros
Numa tarde de domingo,
Só de faceiro meu pingo
Mal e mal pisa no chão,
E não há neste rincão
Por onde te exibo vestido
Pinguancha passarinheira
Que lá por dentro não queira
Vir afagar-te o tecido...

Meu velho pala franjado,
Pano pra todo o serviço!
Botei muito rebuliço
Contido envolto no braço
e um adaga de bom aço
Passarinhando na mão.
Te esparramava no chão
No exato feitio de um leque,
E quando o índio moleque
Pisava sobre teu pano,
Eu dava um grito de "arreda!"
E ao grotesco de uma queda
Ria o rincão meio ano...

Quantos recuerdos dos buenos
Não guardas, pano de lei!
Eu mesmo ao certo não sei
Qual terá melhor memória.
Talvez  aquele da história
Da china ruiva do povo
Que num baile de ano-novo
Quis ver a lua comigo...
E então, ao discreto abrigo
Da sombra larga do oitão,
Meu velho pala franjado
Foste o leito improvisado
daquele noivado pagão!

Depois que abraço a chinoca
E ao trote retorno ao pago,
Tu vais tremendo ao afago
De um ventinho buliçoso.
E o teu patrão, orgulhoso
como é feitio de um rapaz,
Só pra não olhar pra trás
- Mais entonado que um deus -
Te afrouxa e vais panejando,
Pachola e louco, acenando
meu triste e último adeus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário